CRÔNICAS NOVAS TODA SEXTA-FEIRA. CONFIRA!

 

sábado, 23 de agosto de 2008

Pré-Vestibulando - crônica


PRÉ-VESTIBULANDO


Estudante é uma coisa engraçada. Não importa a idade, é sempre a mesma coisa. Há apenas um tipo que é diferente: os Pré-Vestibulandos. Para eles não há meio termo. Esse tipo se divide em duas classes: os interessados e os desinteressados.
Interessados: Senta nas cadeiras da frente. Material organizado. Canetas de várias cores. Fichário, muitas folhas. Apostila, anotações. Olhares atentos. Estuda. Estuda. Estuda. Terrorismo com o concorrente. Desespero psicológico (mas ninguém sabe e se sabe é ameaçado). Nervosismo para a prova. Respira fundo. Abre a prova. Respira fundo de novo. “Ai meu Deus, marco essa ou aquela?”. “Qual é mesmo aquela fórmula? πR² ou (πR²)/2?”. “Caramba, revisei isso ontem, não tem como errar!!”. Redação. Exceção é com “ésse” ou com “ce cidilha”. “Escolho qual tema?”. Respira aliviado. Preenchendo o gabarito. Sentimento: Missão cumprida. Sai da prova um trapo e vai para casa. Direto para o computador. Abre a página do gabarito. Ainda não foi divulgado. F5. F5 de novo. F5 de novo e de novo (ô impaciência do sujeito!). F5!!! Saiu!! Confere o gabarito. PULOS E SORRISOS. Missão cumprida.
Agora a classe dos desinteressados. São uma espécie de parasitas: “Me empresta sua borracha?”, “Tem grafite 0.5? E 0.7?”, “Tem folha pra me emprestar? Amanha eu te pago”. Fundão da sala. Ficam em bandos. Um por todos e todos pela bagunça! É uma classe respeitadora. Não perturba ninguém quando esta dormindo. Não olha de cara feia. Não faz terrorismo. Faz a turma rir e manda os melhores bilhetinhos para o professor ler “pra” turma. Mochila no chão. Suja. Mesa vazia. Cabeça abaixada. Zzz. Triiiiiiiiiiiim. Acabou a aula. “Uhuuuu!”. Casa. Almoço. Zzz. Zzz. Zzz. Liga a TV. Zzz. No dia da prova já “chega chegando”. Cumprimenta a galera toda (o fundão é sempre muito frenquentado). Entra na sala da prova. Se estica todo e relaxa. Olha para o lado e puxa conversa. Entra um de seus colegas: “Aêeeee Paulão!!!”. Dão um soco nas costas um do outro se deseja boa prova. (Nesse instante os CDFs já os fulminaram com o olhar). Silêncio. Abre a prova. Sorri e faz “Mamae mandou eu escolher essa daqui”. Próxima questão: fecha o olho e marca uma letra. Redação. Com muito esforço consegue escrever o mínino de linhas permitido. Gabarito. Terminou. Entrega a prova e sorri para o fiscal. (Galera toda lá fora esperando) – Aêeee Paulão! Como foi? – Não sei. Foi. “vamu vê no que dá”. Sai a galera toda. Bar. Depois: Festa da Ressaca. O Gabarito saiu já tem dois dias.
“– E aêee Paulão, tirou quanto?” “– ih rapá, nem vi ainda”. Chega em casa. A mãe avisa que ele não passou.
SUSPIRA (leve peso na consciência) e diz: Ano que vem tem mais.


Texto de Késia Câmara. Editora A vida é bela, 2008.

11 comentários:

Unknown disse...

ótima! não sei não..mas ainda vou ver um livro seu. escreve ai moça, he he

bju

Késia Chiarelli disse...

rs...
Vou msmo escrever um livro...um dia.
Já tenho um ilustrador! :p

bjiim

Anônimo disse...

Késia Câmara!

Como prometido, estou deixando aqui a minha pequena marca.

Isto tudo no texto é a mais pura realidade, já vivi isso e futuramente deverei viver novamente, fazendo outro curso, de acordo com a necessidade atual de mercado.

Muito bom texto. UHUUU!!!...

jvcosmo disse...

Mais uma vez te digo: posso não saber desenhar pra te ajudar que nem o André mas com certeza vou comprar um livro seu!!!

Continua escrevendo! Quem diria que tá saindo isso tudo da sua kbcinha! hehehehe

Vou divulgar pros meus contatos! bjão proce kbcinha!

apdS

Unknown disse...

é...no pré-vest eu era do fundão...rsrsrs
amigo de uma famosa...to podendo..rsrsr
bjaum...
crônicas mt boas

Anônimo disse...

Isso tudo eh MENTIRA!

meu grafite eh 0,9... rsrs

Maneiro, me identifico com os desinteressados, só que passei no vest :P

Beijo K, te adooooro²³²³!

Pedro Roberto!

Kakaya disse...

Ei menina!
Também tenho blog!
Vou adicionar o seu e o seu msn pra contarmos as novidades ;)
Beijos!

Anônimo disse...

Nusss! PROTESTO!!! Sempre fui da turma do fundão e nunca fui mal nas provas!!!! Só na de Inglês Instrumental, e isso foi do 2° para o 3º Período.... Poxa, posso saber porque de ninguém falar bem da turma do fundão? Até Vc amiga?! Que decepção!!!! Ahhhh! E vale a pena frisar que esse remanescente da turma do fundão aqui, está fazendo especialização agora sua CHATA, como Vc bem sabe =)...Rsrsrs! Eu hem, onde já se viu isso? Que preconceito + besta! ahshahsahshasha.

Anônimo disse...

Ahhhh!!!! Desculpa, esqueci de dizer porque sempre sentei no fundão! Sempre sentei no fundão porque quem senta na frente em grande perte das vezes são os puxa-sacos de professores! Rsrssr... Más confesso que Eles são os que mais se dão "BEM." ahshashahsha! Bjubjubjubbju......

Unknown disse...

ahushaushaushau.... Adorei!! eu começei o pré com a galera dos interessados... depois??? ...ixxxii... depois fui pro fundão!! Mas naum era tããããão desinteressada assim!! :P ...hihihihihi....
Mas eh isso no outro ano só naum teve de novo pq começei na uvv! :P

bjiiiiinhuuuussss kesia!
Parabens!
Amei!! =]

Alterado disse...

hehe...graças a Deus já faz um tempinho que passei desta fase, mas ainda assim toda vez que me deparo com qualquer prova de eliminação de candidatos o suplício vestibular volta com tudo !

Abraços